­
logotipo kase
vaziocart

 

Teste do Suporte de Filtros Kase K9 - 100 mm & Filtros Wolverine

O que antes era apenas um hobby, hoje em dia é uma grande paixão. A máquina tornou-se a extensão do meu olhar. Sempre me lembro de gostar de fotografia, mas o tipo de fotografia que mais gosto de fazer é a fotografia de paisagem.

Este tipo de fotografia leva-me a um estado zen que ainda nunca tinha sentido.

Além disso, tem-me levado a descobrir os locais mais maravilhosos do nosso país, e do Mundo e isso permite-me trazer através da Fotografia as sensações de paz, liberdade e escape.

Como Fotografo de Paisagem procuro sempre que é possível aproveitar as melhores horas de Luz na fotografia, as chamadas “Blue Hours”, e “Golden Hours” como tal procuro sempre fotografar ao Nascer do Sol e Por do Sol aproveitando ao máximo esses tempos mágicos de luz que muitas vezes se tornam tempos demasiado rápidos e escassos, como tal os filtros são um meio essencial para manter o equilíbrio de Luz quer no primeiro plano da foto quer no horizonte, ou no céu.

Desde 2013 sempre usei filtros Lee, mas após ter recebido o convite da Kase filters Portugal ( www.kase.pt ) para testar os filtros da Marca à cerca de um mês atras, fiquei completamente rendido pelos filtros Kase Wolverine.

A qualidade ótica, a construção em vidro temperado que adiciona durabilidade extra, o vidro revestido especial que torna os filtros Kase Wolverine resistentes a arranhões, repelente de água, anti-reflexos e fáceis de limpar.

Os filtros Kase Wolverine não são indestrutíveis, mas sim mais resistentes do que os filtros de vidro normais. Nos testes que fiz não notei color cast na generalidade dos filtros, com uma ligeira, mas muito suave exceção no filtro de 10 Stops que facilmente se corrige em edição. Todos os Filtros mantiveram uma qualidade ótica e um nível de nitidez muito fiel a realidade.

Material que recebi para testes

2   Kit Recebido

  • 1 – Suporte de Filtros K9 100 mm
  • 1 – Filtro 100 por 150 mm S-GND 0.9 (3 Stops) Transição Suave Soft
  • 1 – Filtro 100 por 150 mm R-GND 0.9 (3 Stops) Reverse Invertido
  • 1 – Filtro 100 por 100 ND64 1.8 (6 Stops)
  • 1 – Filtro 100 por 100 ND1000 3.0 (10 Stops)
  • 1 – Proteção Pernas Tripe

Unboxing Video (Aqui)

 

Suporte de Filtros Kase K9 -100 mm Kit

3   Foto Trad PT

O Suporte K9 vem pré montado com 2 slots sendo possível acrescentar um terceiro slot (incluído), por opção pessoal uso apenas os 2 slots.

1* Filtro polarizador de 90mm magnético, extremamente fácil de colocar e retirar sem roscas e apertos. Colocado diretamente no anel roda facilmente com a roda dentada para a posição desejada.

Duas ranhuras nas laterais para colocar e remover facilmente o polarizador no suporte do filtro.

Novas Guias de filtros Suaves de usar, mas com extrema sensação de segurança para os filtros, possibilitando movimentar o tripéde spot para spot com confiança.

O suporte inclui a proteção contra a entrada de luz das exposições no próprio suporte em si.

1* Conjunto de slots para Filtros de 2,0 mm.
1* Conjunto de slots para Filtros de 1,1 mm.
1* Anel Magnético 77 mm
1* Anel Magnético 82 mm
1* Anel adaptador de 67-82mm (Step-Up Ring)
1 *Anel adaptador de 72-82mm (Step-Up Ring)

 

Aneis magnéticos & Aneis adaptadores

4   4 Holders

Este Pack contem 2 anéis magnéticos (77 mm & 82 mm) e 2 Step Up Rings

(67-82mm), (72-82mm).

A Grande inovação da Marca Kase foi ter criado estes Aneis Magnéticos.

São fáceis de colocar e retirar e permitem o uso de filtros circulares magnéticos apenas com o adaptador. A Kase dispõe de vários diâmetros e densidades à escolha para cada tipo de lente, apenas compramos os que necessitamos.

A Kase dispõe de uma diversidade imensa de filtros quer sejam Filtros Circulares, Filtros Polarizadores (CPL) Clip-in, Quadrados(FULL), Graduados(GND), Reverses(R), e Fotografia Noturna. Neste Review em Particular vou apenas falar dos 5 que recebi.

1 * Filtro Polarizador - Também conhecido como CPL serve para reduziros reflexos de luz, geralmente são muito usados num tipo especifico de fotografia servem para retirar reflexos de agua, reflexos de vidros, aumentam a intensidade dos tons naturais, o nível de contraste. Muito usado em Paisagens Urbanas e Naturais, ótimo para fotografia em florestas e rios.

2 * Filtro Gradiente – Também conhecidocomo GND serve para compensar as diferenças de luz que se encontram muitas vezes em paisagem, vamos imaginar uma fotografia de Costa Marítima, o céu tem sempre mais Luz que a areia ou rochas no primeiro plano da foto, assim estes filtros são esbatidos a meio para fazer essa compensação.

Numa linguagem mais comum os Filtros servem para travar a entrada de luz, existem diversos tipos de transição (Soft, Medium, Hard, Reverse) e intensidades (2,3,4,5,6,10 Stops) com que o fazem possibilitando ao fotografo manter um equilíbrio na sua fotografia.

3 * Filtro Reverse – Este filtro tem uma utilização mais especifica que os anteriores que mencionei, foi criado com o propósito de escurecer o centro da imagem e ser mais suave quer no topo do filtro quer apos a zona escura no centro, muito apreciado por fotógrafos de paisagem na hora do Nascer-do-Sol e Por-do-Sol.

Quando o Sol se encontra na linha do horizonte temos uma Luz mais potente ao centro da foto dai o uso ideal deste filtro em concreto.

4/5 * Filtros Full – Como o nome refere estes filtros Full reduzem a entrada da luz na maquina permitindo ao fotografo controlar o tempo de abertura da sua lente e fazer um tipo de foto mais artística e a gosto mais pessoal. Estes filtros são muito usados para os fotógrafos fazerem os arrastos de agua, arrastos de nuvens no céu, criar linhas dinâmica na agua e ainda possibilita no meio mais urbano de longas exposições retirar pessoas, carros de uma foto.

5   Holder e Aneis

Testes Comparativos

Os testes comparativos foram feitos o mais rapidamente possível evitando significativas mudanças de Luz.

A maquina estável no tripé, com as configurações em modo manual.

Balanço de brancos configurado para sombras em todas as imagens.

Todas as imagens tiveram a mesma distancia focal de 21 mm.

Abertura F9.

ISO 100.

Apenas variando o tempo de exposição onde foram necessários acertos.

As variações que tomei em conta nestes comparativos foram as seguintes:

Densidade da Luz
Nitidez
Cor

As imagens foram todas exportadas para JPG a partir do RAW em Photoshop sem nenhum ajuste de edição.

Não fiz testes de vinhetagem neste Sistema Kase pois tenho uma Canon 17-40 mm e os testes que fiz com ela não apresentam sinais de vinhetagem.

 

1 * Sem Filtros / Polarizador (CPL) Zona de Costa.

7   Magnetic CPL 90 mm

Densidade da Luz: Com o polarizador(CPL) colocado notou-se uma perca de cerca de 1,1 EV em relação a foto sem filtros, Aumento das altas luzes a direita da foto, Aumento de contrastes. Para equilíbrio das duas fotos retirei - 50 nas altas luzes e aumentei +44 nas sombras em CameraRaw.

Nitidez: Ambas as fotos permanecem com a nitidez natural.

Cor: Ligeiro mas muito subtil aquecimento dos tons.

 

1 * Sem Filtros / Polarizador (CPL) Floresta.

8   Bosque com e sem CPL e Histograma

Configurações da Maquina: Iso 50, F13, 25mm.

Densidade da Luz: Aumento de mais 0,5 EV, ligeiro aumento das sombras recuperável com + 46 nas sombras em CameraRaw.

Nitidez: Ambas as fotos permanecem com a nitidez natural.

Cor: Neste caso em especifico nota-se um aumento significativo dos contraste e tons, Castanhos mais castanhos, Verdes mais verdes e ausência de reflexos no rio. Esta é uma situação ideal para se usar o Polarizador(CPL). Polarizei o primeiro plano da foto propositadamente.



2 * Sem Filtros / S-GND 0.9 (3 Stops) Transição Suave Soft

9   S GND 0 9 (3 Stops)

Densidade da Luz: Nesta foto tivemos um aumento de 5.2 EV, recuperável com - 66 nas altas luzes e + 51 nas sombras em CameraRaw.

Nitidez: Ambas as fotos permanecem com a nitidez natural.

Cor: Sem alteração de cor, melhores contrastes no céu.

 

3 * Sem Filtros / R-GND 0.9 (3 Stops) Reverse Invertido

10   R GND 0 9 (3 Stops)

Densidade da Luz: Neste caso ambas as fotos igualaram o tempo de exposição, com o Reverse houve um aumento das altas luzes.

Nitidez: Ambas as fotos permanecem com a nitidez natural.

Cor: Tons quentes, melhores contrastes no céu.

 

4 * Sem Filtros / ND64 1.8 (6 Stops)

11  ND64 1 8 (6 Stops)

Densidade da Luz: Igualaram o tempo de exposição, Quebra das altas Luzes. recuperei com - 66 nas altas luzes e + 67 nas sombras em CameraRaw.

Nitidez: Ambas as fotos permanecem com a nitidez natural.

Cor: Sem alteração das cores.

 

5 * Sem Filtros / ND1000 3.0 (10 Stops)

12   ND1000 3 0 (10 Stops)

Densidade da Luz: Igualaram o tempo de exposição, Quebra das altas Luzes. recuperei com + 0.56 na Exposição, - 61 nas altas luzes e + 46 nas sombras em CameraRaw.

Nitidez: Ambas as fotos permanecem com a nitidez natural.

Cor: Ligeiro aumento dos tons quentes.

 

Proteção Pernas Tripé

13   Protecao Pernas Tripe

Material muito resistente, reforçado nas bases para aguentar mais atritos nas lamas e areias, protege as pernas do teu tripé, principalmente as roscas e juncões onde é sempre mais difícil retirar as areias, mantém o teu tripé sempre seco e sem aguas, quer salgadas ou doces, fácil de transportar na mala da fotografia e muito leve.

Podem consultar o Vídeo dos Testes (Aqui).

 

Conclusão

Apos ter usado e testado no terreno todo o material que recebi, percebi que a Kase aposta na inovação e qualidade de topo nos seus produtos, mantendo um preço razoável (mediante consultas de preços que fiz de diversas marcas no mercado) e é certamente uma marca que vou recomendar.

Porta Filtros Leve e bem construído, resistente, inovador (Aneis e Filtros Magnéticos)

Filtros com Boa qualidade de construção e resistência, sem casts notáveis.

Muita opção de escolha a nível de Tipo de filtros e densidades, Filtros Circulares, Filtros Polarizadores (CPL) Clip-in, Quadrados(FULL), Graduados(GND), Reverses(R), e Fotografia Noturna.

Toda a gama de filtros e acessórios Kase pode ser comprada em www.kase.pt

 

Conjunto de filtros que recomendo para Fotógrafos de Paisagem:

K9 Suporte de filtros - Adaptadores magnéticos - Polarizador Circular Magnético – Tampa protetora em Plástico ou Magnética

 

S-GND 0.9 (3 Stops) Soft - R-GND 0.9 (3 Stops) Reverse - ND8 0.9(3 Stops) - ND64 1.8 (6 Stops)

Material utilizado para fazer os testes:

Canon 5D Mark III

Canon EF 17-40mm 1:4 L USM

Leofoto Ranger LS-323C

Leofoto LH-40i Ballhead

 

14   Malhada

15   Adraga

Saibam mais em Facebook Luís Silva ou Instagram Luís Silva.

 

pagamentos seguros imagens
Os preços dos produtos apresentados em promoção são válidos entre 1 de Junho e 31 de Dezembro de 2021.
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. | Livro de Reclamações Eletrónico
copyright 2007-2021 AENERA Representações Lda. | Portugal